Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Demografia do México

O México é o mais populoso país de língua espanhola do mundo e o segundo mais populoso país da América Latina, depois do Brasil. Cerca de 60% da população é de etnicidade mestiça (os mestizos), 15% são ameríndios e 25% de origem europeia. O país é predominantemente católico romano (89%), com 6% de adesão a várias fés protestantes e os restantes 5% ou a aderir a religiões mais pequenas ou sem religião.
Taxa de mortalidade infantil: total: 19,63 mortes/1.000 nascimentos homens: 21,54 mortes/1.000 nascimentos mulheres: 17,62 mortes/1.000 nascimentos.
Densidade Demográfica: 54,3 hab./km2.
Crescimento demográfico: 1,6% ao ano.
Taxa de analfabetismo: 9% da população.

IDH: 0,796

Demografia da Hungria.

mapa da evolução da demografia Húngara

População: 10,198,315 (2001)
Estrutura etária:0-14 anos: 17% (homens 878,661; mulheres 834,607)15-64 anos: 68% (homens 3,407,368; mulheres 3,535,818)acima de 65 anos: 15% (homens 548,672; mulheres 933,718).
Taxa de crescimento populacional: -0.33% .
Taxa de natalidade: 9.26 nascimentos/1,000 população.

Taxa de mortalidade infantil: total: 8,21 mortes/1.000 nascimentos homens: 8,91 mortes/1.000 nascimentos mulheres: 7,46 mortes/1.000 nascimentos.

A taxa de analfabetismo é muito baixa, devido a seu histórico socialista, equipara-se as taxas de países desenvolvido, sendo de 0,7%. O maior problema social enfrentado pela Hungria é a elevada taxa de desemprego, devido ao pouco investimento estrangeiro depois do fim do socialismo.

Densidade: 107,49 hab/km2.

População urbana: 64%.

Crescimento demográfico: -0,4% ao ano.

Fecundidade: 1,37 filhos por mulher.

Expectativa de vida M/F: 67/75 anos.

IDH (0-1): 0,817.

Total: 10 milhões, sendo húngaros 90%, ciganos 4%, alemães 3%, sérvios 2%, outros 1%.

Aspectos políticos do México.

A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados. Historicamente, o executivo é o ramo dominante, com o poder investido no presidente, que promulga e executa as leis emanadas do parlamento, o congresso federal, ou Congreso de la Unión.
O Congresso tem vindo a desempenhar um papel de importância crescente desde
1997, quando os partidos da oposição pela primeira vez conquistaram ganhos importantes. O presidente também legisla por decreto executivo em certos campos económicos e financeiros, usando poderes delegados pelo Congresso. O presidente é eleito por sufrágio universal para mandatos de 6 anos e não pode voltar a exercer o cargo. Não existe vice-presidente; no caso de demissão ou de morte do presidente, um presidente provisório é eleito pelo Congresso.
O Congresso Nacional é bicameral e composto por um
Senado (Cámara de Senadores) e uma Câmara de Deputados (Cámara de Diputados). A reeleição consecutiva é proibida. Os senadores são eleitos para mandatos de 6 anos, e os deputados servem durante 3 anos. Os ocupantes dos 128 lugares do Senado são escolhidos através de uma mistura de eleição directa e de representação proporcional. Na Câmara (baixa) dos Deputados, 300 dos 500 deputados são eleitos directamente em círculos uninominais, e os restantes 200 lugares são eleitos através de uma forma modificada de representação proporcional com base em cinco regiões eleitorais. Estes 200 lugares foram criados para ajudar os partidos mais pequenos a ter acesso ao parlamento.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Aspectos políticos da Hungria.

Assembléia Nacional da Hungria
Na Hungria, o Presidente da República, eleito pelo parlamento de quatro em quatro anos, tem um papel sobretudo cerimonial, mas os seus poderes incluem a nomeação do primeiro-ministro.
O primeiro-ministro escolhe os membros do
governo e tem o direito exclusivo de os dispensar. Cada um dos nomeados para o governo deve apresentar-se perante um ou mais comités parlamentares e tem de ser formalmente aprovado pelo presidente.
A
Assembleia Nacional, unicameral e com 386 membros, é o mais alto órgão de autoridade do estado e propõe e aprova legislação com o aval do primeiro-ministro. Um partido tem de
conquistar pelo menos 5% dos votos para poder formar um grupo parlamentar. As eleições parlamentares nacionais acontecem de quatro em quatro anos.
Um
Tribunal Constitucional de 12 membros tem o poder de contestar legislação com base em inconstitucionalidades. Sua forma de governo é República parlamentarista, sua divisão administrativa tem 19 condados e a Capital, os seus principais partidos são: Federação dos Jovens Democratas-Cívico Húngaro (Fidesz-MPP), Socialista Húngaro (MSzP), Aliança dos Democratas Livres (SzDSz), Fórum Democrático Húngaro (MDF). O poder legislativo: unicameral - Assembléia Nacional, com 386 membros eleitos por voto direto para mandato de 4 anos. O Sistema Judiciário húngaro consiste na Corte constitucional, que é formada por apenas 9 membros, e pode julgar os atos de inconstitucionalidade do governo. Além dele, há a Suprema Corte e os Sistemas judiciários legal e penal, que são independentes do poder executivo e, assim, podem fazer julgamentos imparciais mesmo quando se trata de problemas políticos.

Localização do México



O México é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baja California Sur.

Localização Geográfica da Hungria.




Hungria está localizada no Centro da Europa, no vale dos Kárpatos. Faz fronteira com a Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e a Eslovênia. A paisagem húngara consiste principalmente das planícies planas a onduladas da bacia carpática, com colinas e montanhas baixas no norte, ao longo da fronteira eslovaca (o ponto mais alto é o Kékes, com 1 014 m). A Hungria divide-se em duas pela sua via fluvial principal, o Danúbio. Outros rios importantes são o Tisza e o Drava, enquanto que a metade ocidental contém o grande lago Balaton. O maior lago termal do mundo, o lago Hévíz , situa-se na Hungria. O segundo maior lago na bacia carpática é o lago Tisza .