Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aspectos físicos do México.

RELEVO DO MÉXICO.


Atravessado pelo Trópico de Câncer, o México apresenta paisagens variadas devido à diversidade climática determinada pela influência do relevo. Duas penínsulas caracterizam sua dupla linha de costas: a da Baixa Califórnia (no Pacífico) e a de Iucatán, que fecha a extremidade sul do Golfo do México (no Atlântico). O centro do país é ocupado pelo planalto mexicano, vasto altiplano que abriga algumas depressões endorréicas (Chihuahua, Mapimí) e que se estende desde o vale do Rio Grande até vale do rio das Balsas. Limitam-no duas cadeias montanhosas, a Sierra Madre Oriental e a Sierra Madre Ocidental.


Clima: O clima tropical está na maior parte, mas também há o árido tropical, de montanhas.
Hidrografia: O México não conta com grandes rios navegáveis. O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: bacia do Atlântico, a do Pacífico e os bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.
Vegetação: Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal).

Nenhum comentário: