Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aspectos físicos da Hungria.

A maior parte do país é composta por planícies, que não chegam a 200 m de altitude. Em alguns pontos existem pequenas cadeias de montanhas, mas as que passam de 300 metros de altura são apenas 2% do território húngaro. O ponto mais alto é a montanha Kékes com 1.014 metros e está localizada à nordeste de Budapeste. O ponto mais baixo é nas proximidades de Szeged no sul, em uma depressão com 77,6 metros.
Os maiores e mais importantes rios que cruzam a Hungria são o Danúbio e o Tisza. O Danúbio é um dos rios mais importantes da Europa e, na Hungria, ele é navegável por 418 metros. O Tisza é navegável por 444 metros. Vale ainda ressaltar o lago Balaton, que com uma área de 592 km² é o maior lago da Europa Central e Oriental, e até é conhecido por "Mar Húngaro". Outros lagos menores são o Velence e o Neusiedl, que tem 315 km² de superficie, mas apenas 75 km² em território húngaro (o restante localiza-se na Áustria).

A Hungria possui um clima temperado continental, com um frio e úmido inverno e um verão quente. A temperatura média anual é de 9,7ºC(com extremos de 42°C e -29°C). [13]. A média pluviométrica é de 600 mm por ano. As chuvas são irregulares, caindo mais à oeste do Danúbio do que ao leste. Uma pequena vila, próxima de Pécs, tem um clima diferente do resto do país, semelhante ao clima mediterrâneo, o que é um diferencial na região.
Durante os anos 80, a Hungria começou a sentir os efeitos da poluição das indústrias e dos agrotóxicos nas plantações. Continuamente foram relatados contaminações em reservatórios de água e uma sensível mudança na fauna. Até hoje, não foi feita nenhuma grande mudança sobre o meio ambiente, apenas pequenas discussões são feitas.

O território da Hungria é na maior parte uma grande planície, pelo qual a vegetação predominante é a estepa ervosa, embora nas colinas do norte e na região trasdanubiana encontram-se bosques de carvalhos, faias, abetos, álamos e azinheiras.
A grande Planície húngara divide-se em dois conjuntos muito bem diferenciados: a planície da areia, situada entre o Danúbio e seu principal afluente o Tisza, na que tem-se plantado bosques de acácias para deter o avanço das dunas e a planície limosa, conhecida com o nome de "puszta", a qual na antigüidade era percorrida por rebanhos de brilhosos cavalos, gado e carneiros. Na atualidade é quase na totalidade terra de cultivo. É muito habitual encontrar na paisagem húngara grandes extensões de vinhedos e árvores frutíferas, como cerejeiras, peras e ameixeiras. Também são comuns os campos semeados de trigo, milho e tabaco.
Como fauna representativa da Hungria destaca a raça bovina de grande alçada e constituição robusta, descendente dos pré-históricos uros, os bisões da Europa. Também encontram-se outros tipos de gado como vacas, porcos e ovelhas. Aves abundam no território todo, mas é no Lago Balatón, onde encontra-se uma maior variedade, tanto de fauna quanto de flora.