Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aspectos econômicos da Hungria.

Gráfico do crescimento econômico Húngaro.
Outrora o principal celeiro do Império Austro-Húngaro, a Hungria sempre teve na agricultura um dos seus principais setores econômicos. Essa importância do setor agrícola se deve à abundância de terras férteis e por quase 90% do seu território ser plano, o que facilita a mecanização: mais de 50% do seu território é cultivado, produzindo milho e trigo em grande quantidade.
Sob o
regime socialista, a agricultura mecanizou-se, aumentando sua produtividade e variedade. Nos anos 80 o país produziu mais de 16 milhões de toneladas de grãos. Com o fim do regime socialista a agricultura se ressentiu da perda do apoio intensivo do Estado. Nos anos 90 a produção reduziu-se para aproximadamente 10 milhões de toneladas, recuperando no início do século XXI
sua antiga vitalidade com a produção recorde de 17 milhões de toneladas de grãos.
A
industrialização do país também se intensificou a partir da tomada do poder pelos comunistas que desenvolveram intensos projetos de aproveitamente dos recursos naturais. Nos anos 80 o setor industrial chegou a corresponder a 50% do PIB, e era considerado mais moderno e diversificado da Europa Oriental, produzindo e exportando bens de consumo duráveis e não duráveis, equipamentos elétricos, máquinas e produtos metalúrgicos.

Na primeira década do século XXI a Hungria continua a mostrar um forte crescimento e a trabalhar para aproximar a sua economia da média da União Européia. O sector privado é responsável por mais de 80% do PIB. Há muito investimento estrangeiro e posse por estrangeiros de firmas na Hungria, com o investimento estrangeiro directo a totalizar mais de 23 biliões de dólares desde 1989. A inflação e o desemprego - ambos preocupações prioritárias em 2001 - diminuiram substancialmente. As medidas de reforma económica, tais como a reforma dos cuidados de saúde, do sistema tributário e do financiamento da administração local, ainda não foram postas em prática pelo actual governo.

Nenhum comentário: